O público brasileiro registrou por meios online cerca de 3,3 milhões de reclamações sobre produtos e serviços ao longo de 2021. Esse é um dado do relatório Consumidor em Números 2021, que leva em conta apenas as plataformas Consumidor.gov.br e Sindec.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Púbica, a distribuição entre as duas plataformas foi similar, com 400 mil registros a mais nos sites de Procons do Sindec. No órgão do governo, o destaque vai para a taxa de resolução de casos, que foi de 78%.
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A quantidade de reclamações nos dois serviços cresceu em relação ao ano de 2020. A adesão de empresas como participantes ativas dessas plataformas também cresceu, em especial após portarias públicas que tornaram obrigatória a participação de companhias de vários setores.
Os setores que mais deram trabalho
Na Consumidor.gov, os seguintes setores foram os líderes de reclamações:
- Bancos, financeiras e administradoras de cartão (29% dos chamados)
- Operadoras de telecomunicações (21%)
- Comércio eletrônico (7,4%)
- Transporte aéreo (7,1%)
- Empresas de pagamento eletrônico (4,5%)
O ministério destacou ainda que as reclamações gerais levaram à aplicação de 11 multas em 2021, totalizando R$ 37.729.464,39, e realizou 126 campanhas de recall.
O relatório completo pode ser conferido neste link.
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