Em sua quarta edição, a parceria entre a startup imobiliária QuintoAndar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ofereceu 10 bolsas de estudo para mestrado e doutorado na instituição de ensino superior, sendo 5 delas afirmativas para mulheres. O processo seletivo, já finalizado, aconteceu na primeira quinzena de fevereiro, e foi destinado a alunos do segundo ano de pós-graduação em Ciência da Computação na Unicamp.
A parceria acontece desde 2019, e foi motivada pelo desejo de retribuir o incentivo ao conhecimento, uma vez que o QuintoAndar é uma empresa-filha da Unicamp. Segundo uma publicação de André Penha, co-fundador do QuintoAndar, esta "é uma aposta em desenvolver uma instituição que pode alavancar o próximo ciclo de evolução da economia e da sociedade através da ciência".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Alunos e visitantes participam do Programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) em 2019Fonte: Fonte: Divulgação/Unicamp
Com a finalização do processo seletivo, cada bolsista receberá uma ajuda mensal de R$ 3.500, valor acima ao da bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de R$ 1.500. O cofundador André Penha afirmou que a escolha de destinar metade das vagas a mulheres foi uma forma de incentivar sua participação no mercado. "Sabemos que a presença feminina na tecnologia tem aumentado nos últimos cinco anos, mas de acordo com dados do Caged de 2021, elas ainda somam apenas 20% dos profissionais da área".
A Dra. Esther Luna Colombini, professora de Robótica e Inteligência Artificial no Instituto de Computação da Unicamp, explica que esse é um incentivo especialmente relevante para mulheres. "As bolsas de pesquisa, atualmente escassas, exercem um papel fundamental neste processo e oferecem a oportunidade de que as alunas se mantenham dedicadas à pesquisa científica", disse.
Fontes