Amazon fecha todas as suas 68 livrarias e aposta em supermercados

1 min de leitura
Imagem de: Amazon fecha todas as suas 68 livrarias e aposta em supermercados
Imagem: Shinya Suzuki/Flickr

A Amazon.com anunciou, na quarta-feira (2), o fechamento de todas as suas 68 livrarias físicas, além de lojas de brinquedos, pop-ups (lojas conceito) e de artigos para o lar instaladas nos EUA e Reino Unido. Isso significa que a gigante do ecommerce está encerrando de vez algumas de suas experiências de varejo mais antigas.

A primeira livraria física da marca, que funcionava inicialmente em uma garagem da casa de Jeff Bezos, só ocorreu em Seattle em 2015, vinte anos depois de a empresa ter se estabelecido como a maior distribuidora de livros online – e de milhões de outros itens – do planeta. Além das livrarias, a atual multinacional de tecnologia fez outros experimentos como lojas de conveniência sem caixas e as 4-stars que só vendem produtos populares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a Reuters, que divulgou em primeira mão o fechamento das lojas, a ideia da Amazon é concentrar seus investimentos de varejo apenas em sua rede de supermercados, a Amazon Fresh, e nas lojas de departamentos Amazon Go.

Por que a Amazon fechou suas livrarias físicas?

Fonte: Amazon/ReproduçãoFonte: Amazon/ReproduçãoFonte:  Amazon 

Para explicar o motivo da mudança, o analista da Wedbush Securities, Michael Pachter, fez uma analogia no site britânico. Pare ele, continuar vendendo livros em livrarias seria, para a Amazon, o mesmo que a Tesla, maior fabricante de carros elétricos, investir em postos de gasolina.

Para Pachter, é provável que Andy Jassy, o novo CEO da Amazon, tenha feito essa associação assim que assumiu o cargo em julho do ano passado, ao examinar os números das vendas. Vítimas talvez do próprio crescimento online da empresa durante a pandemia da covid-19, as lojas físicas tiveram uma receita de apenas 3% dos US$ 137 bilhões (cerca de R$ 700 bilhões) das vendas totais no último trimestre.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.