A SWIFT opera como canal de comunicação entre instituições do mundo todo e, entre outras coisas, ajuda a padronizar as transações financeiras internacionais. Como resposta aos ataques da Rússia à Kiev, capital da Ucrânia, o Presidente dos Estados Unidos Joe Biden afirmou que uma possível sanção ao econômica seria a expulsão do país agressor da organização.
Por não haver um consenso entre os países europeus membros da SWIFT, a medida ainda não foi tomada, mas Biden afirmou que a possibilidade ainda existe e depende de como a crise irá se desenrolar.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que é a SWIFT?
A Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication), como o nome sugere, é um canal direto, seguro e oficial de comunicação que conecta mais de 11 mil instituições financeiras entre mais de 200 países e territórios nacionais.
Apesar de até o momento não haver uma deliberação pela remoção da Rússia da organização, essa medida pode ser uma das sanções econômicas mais duras ao país chefiado por Vladmir Putin, com impactos imediatos e a longo prazo.
We pray for the people of Ukraine as they defend against Putin’s attempt to rebuild the old Soviet Union. Biden must stand up to Putin and immediately levy severe sanctions against Russia — starting with removal from the SWIFT banking system.
— Sen. Marsha Blackburn (@MarshaBlackburn) February 24, 2022
The USA stands with Ukraine. ???? ????
Possíveis impactos sobre a economia Russa
Desde a anexação da peninsula da Crimeia, em 2014, a Rússia vem tentando sem sucesso desenvolver seu próprio sistema de transferências financeiras. Isto porque, caso a comunidade européia e Estados Unidos optem pela expulsão, este movimento poderia isolar o país das outras economias mundiais.
Russian military column in Dzhanskoy, Crimea with two BM-21 batteries, 2S3 howitzers, tanks, and other equipment. https://t.co/4qRM9KmvBI pic.twitter.com/trU00G156X
— Rob Lee (@RALee85) February 25, 2022
Isso bloquearia as negociações do petróleo e gás natural que chegam a representar quase 40% da receita do país, com exploração inclusive na Crimeia que conta com uma das maiores reservas da região.
Uma medida desse porte, entretanto, impactaria também diversas outras economias, especialmente na Europa. Dessa forma, os Estados Unidos estão estudando alternativas mais unilaterais, já que o apoio a essa decisão não deve ser algo fácil de conseguir.