O grupo hacker Anonymous declarou uma 'guerra cibernética' contra a Rússia, na madrugada desta sexta-feira (25). O coletivo anunciou a ofensiva com uma curta mensagem em sua conta oficial no Twitter. A iniciativa é uma resposta contra o governo russo após o país autorizar a invasão da Ucrânia na última quinta-feira.
The Anonymous collective is officially in cyber war against the Russian government. #Anonymous #Ukraine
— Anonymous (@YourAnonOne) February 24, 2022smart people are coolerTecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Queremos que o povo russo entenda que sabemos ser difícil para eles falarem contra seu ditador por medo de represálias. Nós, como um coletivo, queremos apenas paz no mundo. Queremos um futuro para toda a humanidade. Então, queremos que entendam que isso é inteiramente direcionado às ações do governo russo e de Putin", anunciou o grupo.
Apenas uma hora depois, o coletivo voltou ao Twitter para reivindicar a responsabilidade do ataque hacker da RT News, rede de televisão estatal da Rússia. Em resposta à agência de notícias russa RIA Novosti, a emissora confirmou o ataque. O grupo também afirmou ter derrubado mais páginas do governo, que passaram por fortes instabilidades na noite de ontem.
Além disso, o Anonymous ainda revelou que a Rússia está planejando um "bombardeio massivo" na capital da Ucrânia, Kiev, ainda nos próximos dias.
Fontes