Com seus sites de e-commerce fora do ar desde o último final de semana, quando foram alvo de um ataque cibernético, a Americanas S.A. já pode ter acumulado um prejuízo de R$ 250 milhões até esta terça-feira (22). As perdas foram estimadas pela XP Investimentos.
Segundo o Estadão, as plataformas digitais do grupo, que incluem as lojas online Americanas, Submarino e Shoptime, entre outras marcas, apresentam uma venda bruta média em torno de R$ 65 milhões por dia. Os cálculos foram feitos com base na previsão de receita do grupo varejista para o primeiro trimestre deste ano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Dessa forma, a companhia teria perdido ao menos R$ 250 milhões em vendas até o momento, com as páginas offline desde sábado (19), devido ao ciberataque reivindicado pelo grupo Lapsus. O montante representa em torno de 3% da receita bruta estimada para a companhia nos três primeiros meses de 2022.
O site da Americanas segue fora do ar.Fonte: Americanas/Divulgação
Os impactos são ainda maiores considerando que as vendas pela internet representam 60,8% das receitas da empresa, de acordo com a publicação. Já as lojas físicas, que não tiveram as operações afetadas pelos problemas no sistema e estão funcionando normalmente, são responsáveis por quase 40% do faturamento.
Queda no valor de mercado
A instabilidade no site da Americanas também causou impactos no valor de mercado da varejista, fazendo as ações do grupo despencarem na segunda-feira (21). Conforme a XP, os problemas levaram a empresa a perder R$ 1,9 bilhão em valor de mercado até agora, caindo de R$ 30,94 bilhões para R$ 29,08 bilhões.
Por conta da inoperabilidade do sistema, a companhia tem alertado aos clientes, via redes sociais, que as entregas podem atrasar. Os perfis oficiais também informam que não há previsão de restabelecimento do serviço.
O site do Shoptime também está indisponível.Fonte: Shoptime/Divulgação
Vale ressaltar que outros sites do grupo estão igualmente fora do ar, devido ao mesmo problema. Ao acessar as lojas online Submarino, Shoptime e SouBarato, o internauta encontra uma mensagem informando que o serviço está fora do ar “por questões de segurança”.
A mensagem indica ainda que especialistas trabalham “o mais rápido possível” para normalizar o funcionamento seguro das plataformas. Os apps das lojas online também foram afetados e seguem indisponíveis.