A plataforma de compra e venda de NFTs conhecida como Cent paralisou quase todas as transações por tempo indeterminado.
O motivo é a descoberta de que o ambiente virtual era muito utilizado por "atores ruins" que estavam criando e vendendo tokens não-fungíveis (NFTs) baseados no trabalho de outras pessoas, sem autorização dos artistas originais ou realizando cópias de artes digitais e assinando como se fossem os responsáveis pela criação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sem padrão, sem ação
Segundo o comunicado publicado no blog da empresa, a ação vai durar até que a marca bole uma estratégia para melhor identificar esses casos e se prevenir contra novas fraudes — até agora a indústria dos NFTs ainda não possui um padrão para esse tipo de ocorrido.
Além do problema com plágio e fraude, estima-se que cerca de US$ 8 bilhões já foram movimentados na indústria só em lavagem de dinheiro.
Enquanto o bloqueio durar, membros do site poderão apenas transformar itens digitais em NFTs ("mintar", na linguagem da área) e transferir essas criações para suas respectivas carteiras. A Cent é considerada uma das grandes casas de leilões do setor, sendo a responsável por vender o código do primeiro post do Twitter por US$ 2,9 milhões em 2021.
Categorias