Doações de criptomoedas originadas de dezenas de países estão auxiliando grupos de resistência ucranianos a levantar fundos para apoiar os manifestantes e ajudar os feridos em meio a tensão com a Rússia. A informação aparece em um relatório divulgado pela Elliptic nesta terça-feira (8).
Conforme o provedor de análise de blockchain, as doações de criptoativos direcionadas aos voluntários e às organizações não governamentais sediadas na Ucrânia somam o equivalente a US$ 570 mil (R$ 3 milhões pela cotação do dia) até o momento. A maior parte dessa quantia foi arrecadada em 2021, quando as contribuições aumentaram 900%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O dinheiro recebido por meio das doações de bitcoin e outras moedas digitais tem sido utilizado pelos ativistas para a compra de suprimentos médicos, drones e equipamentos militares para o exército ucraniano, entre outros propósitos. O montante também financia o desenvolvimento de um app de reconhecimento facial para identificar mercenários e espiões russos.
As doações de criptomoedas tiveram um salto gigantesco em 2021.Fonte: Elliptic/Reprodução
Além dos criptoativos, o país recebeu doações de outros tipos, como equipamentos enviados pelos Estados Unidos e o Reino Unido, para auxiliar na defesa do território em uma possível invasão russa. Mesmo com a concentração de 100 mil soldados na fronteira, o governo de Vladimir Putin tem afirmado que não pretende iniciar uma guerra.
Fugindo dos bloqueios
O uso das moedas digitais em situações como esta na Ucrânia se tornou uma alternativa às transferências bancárias e plataformas de pagamentos online. Ao contrário dos meios tradicionais, as criptomoedas são mais difíceis de rastrear e bloquear, conforme especialistas da Elliptic, fugindo de possíveis sanções por parte das autoridades de um país.
Conforme o documento, grupos de ativistas ucranianos estão utilizando a tecnologia desde 2016 para se defender das ações da Rússia. Organizações como a Aliança Cibernética Ucraniana, Come Back Alive e Myrotvotrets Center são algumas das que mais se aproveitam da arrecadação de fundos em bitcoin.
Categorias