O YouTube comunicou nesta terça-feira (18) que está encerrando sua divisão de produções originais após seis anos. A notícia já era esperada, considerando que a chefe global de conteúdo original, Susanne Daniels, anunciou na manhã de hoje que deixaria a empresa em março deste ano.
No futuro, a plataforma deve financiar apenas os programas que fazem parte dos projetos Black Voices e YouTube Kids, segundo comunicado do diretor de negócios Robert Kyncl.
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“Honraremos nosso compromisso com programas já contratados em andamento e os criadores envolvidos com esses programas devem esperar nos ouvir diretamente nos próximos dias”, disse Kyncl em um post no Twitter.
An update on YouTube Originals: pic.twitter.com/PixhgZ2yhU
— Robert Kyncl (@rkyncl) January 18, 2022
O executivo ressaltou que o programa de Parcerias do YouTube atualmente conta com mais de 2 milhões de criadores e que a plataforma pagou mais de US$ 30 bilhões a criadores, artistas e empresas de mídia nos últimos três anos. No entanto, Kyncl diz que o investimento poderá ter ainda mais impacto "quando aplicado em outras iniciativas".
Breve história de conteúdos originais
O YouTube Originals começou em 2016 em uma tentativa da plataforma de concorrer com as outras gigantes do streaming, como Netflix e Amazon Prime. Vários projetos originais foram vendidos ao longo dos anos, incluindo Cobra Kai para a Netflix, Como Se Tornar Uma Divindade na Flórida vendido para o Showtime e a série Step Up: High Water, que migrou para o canal Starz.
Com a venda das séries, o YouTube decidiu se concentrar apenas em produções não roteirizadas nas áreas da música, artistas e educacional.
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