A Apple está contratando engenheiros para novo escritório no sul da Califórnia com o intuito de projetar seus próprios chips wireless. Atualmente, o abastecimento dos componentes fica por conta de empresas como Broadcom Inc. e Qualcomm, mas os maiores contratos terminam até 2023. Chips com projeto próprio serão fabricados pela TSMC para a maior parte dos mercados globais, e chips parceiros serão utilizados apenas em mercados menores. As informações são da Bloomberg.
Listagens de vagas recentes apontam que a Apple estava buscando profissionais especializados e com experiência em modem e outros semicondutores wireless. Isso corrobora com um relatório recente da Qualcomm, que sugeria que até 2023 ficaria apenas com 20% do fornecimento de chips wireless da fabricante do iPhone.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O novo iPhone 13 Pro, anunciado em setembro de 2021.
A empresa movimenta boa parte do mercado de chips móveis com produtos como o iPhone, mas vem reduzindo gradativamente o volume de seus contratos de fornecimento. O maior desses contratos, no valor de US$ 15 bilhões, termina em 2023 e representa mais de 20% do total de vendas da Broadcom Inc..
Projetos próprios para produtos mais otimizados
Recentemente a Apple abandonou os processadores Intel por seu processador próprio M1, e o movimento de trazer produção de peças essenciais para dentro de casa é natural. Um dos principais diferenciais de seus produtos é o ecossistema extremamente otimizado, e a tendência é melhorar ainda mais essa otimização projetando internamente cada peça.
O novo escritório da Apple fica próximo à Universidade da Califórnia, famosa por seu forte programa de engenharia. O coração da empresa fundada por Steve Jobs continua sendo em Cupertino, mas existe um movimento recente de espalhar escritórios menores, geralmente voltados para desenvolvimento de tecnologias proprietárias para substituir componentes terceirizados por projetos proprietários.