É raro alguém nem sequer conhecer uma empresa que não esteja focada em estratégias de crescimento no momento atual. Com as mudanças causadas pela pandemia neste ano e no anterior, o jeito das pessoas interagirem está diferente — e isso impacta diretamente o mundo corporativo e, principalmente, os caminhos para atingir as metas nele.
Como em todo momento de mudanças, o cenário atual causa certa insegurança, mas também abrem oportunidades para quem arrisca inovar e pensar diferente, e é aqui que os gestores das empresas querem fazer morada.
Com a rápida evolução da transformação digital, a complexidade dos mercados aumentou na mesma proporção em que surgiram ferramentas e novas possibilidades de abordagem e relacionamento com seus públicos de interesse. É justamente em cima disso que o chamado growth marketing atua: unir ferramentas e disciplinas de marketing, comunicação, BI e digital para gerar sinergias e construir resultados consistentes e sustentáveis a médio e longo prazo.
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Note que dentro disso existe o chamado growth hacking, que envolve ações e estratégias de curto prazo para acelerar o crescimento da empresa e atingir metas pontuais no processo macro de crescimento. Analisar pontos críticos e navegar em Key Performance Indicator (KPI), fará total diferença para encontrar brechas de oportunidades.
Como aplicar esse conceito em seu negócio?
Aqui vão algumas dicas que podem ajudar neste processo:
- Comunicação entre as áreas: mantenha um diálogo afinado entre as áreas de negócios, marketing e comunicação. Faça com que todos entendam as metas em comum e de cada área e promova integração de disciplinas entre os profissionais para gerar estratégias efetivas.
- Aposte em tecnologia: heatmap, monitoramento de redes sociais, analytics etc., tudo isso é fundamental para seu negócio. É preciso mensurar os aspectos relevantes de suas ações e cruzar informações entre as ferramentas para obter inteligência acionável para direcionar suas próximas estratégias.
- Teste: nem sempre sua estratégia inicial é a mais adequada. Use as ferramentas que você tem para fazer testes de performance, compare os resultados e vá afinando suas ações com base nos dados.
- Conte com as pessoas: não esqueça que sua equipe tem um papel fundamental no sucesso de sua estratégia. Além de obter dados das ferramentas, não se esqueça de que seus especialistas devem ser estimulados a contribuir com novas ideias, fornecendo uma leitura inteligente dos dados e gerando insights que vão impulsionar seu crescimento.
De novo: o growth marketing é um olhar de consistência para o crescimento a médio e longo prazos, por isso ele deve ser praticado constantemente. Mais do que investir em oportunidades, você precisa conduzir sua equipe para que atue de forma próxima, integrada e com total visibilidade dos esforços, metas e desafios de cada área, aliando talentos, técnicas, ferramentas e inteligência para construir o crescimento do seu negócio.
E por fim, se qualifique em cursos de instituições que garantam um bom aprendizado e apresente um projeto piloto para que treine o conhecimento obtido. No LinkedIn você pode achar vagas desde analistas a VP de growth hacking. Trata-se de um perfil criativo, explorador, ágil e analítico, porque sua missão será encontrar oportunidades de crescimento, testar e comprovar suas análises por meio de dados.
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Marisa Travaglin é head de marketing da Trend Micro.