O mercado de smartphones da América Latina segue com duas marcas disparadas na liderança, mas apresenta também uma empresa em crescimento e vários obstáculos que atingem todo o setor. Esses são alguns dos apontamentos da Counterpoint Research, que divulgou um estudo sobre o desempenho do setor na região durante o terceiro trimestre de 2021.
De acordo com o relatório, o mercado melhorou 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado e 3,1% em relação ao trimestre anterior de 2021.
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O crescimento até poderia ser maior, porém alguns fatores externos reduziram as vendas e a fabricação em volume — seja o fechamento temporário de fábricas por causa da covid-19 ou, especialmente neste período, a escassez de chips que afeta toda a indústria e ainda deve durar ao menos todo o ano que vem.
Como está o mercado?
Como mostra o gráfico do estudo, a Samsung ainda é a líder na América Latina, principalmente por bom desempenho em regiões como Brasil, Argentina e México.
O gráfico que compara o desempenho em 2020 (cores claras) e 2021 (escuras).Fonte: Counterpoint Research
A Motorola apresentou um crescimento importante para se distanciar da Xiaomi, que dobrou a presença em relação ao ano passado e mira a vice-liderança em vários países, apesar do pouco tempo de presença na região.
Outras empresas que se destacam são vivo, ZTE e Oppo — estas duas últimas com uma fatia de mercado maior que a Apple na América Latina, mesmo sem representação oficial em um mercado volumoso como o brasileiro.
Já a lista "Outros" é formada principalmente por fabricantes nacionais e de menor porte, sendo a mais impactada pela crise dos semicondutores.
O estudo completo pode ser visto na página da Counterpoint Research.
Fontes