A empresa de tecnologia Oracle anunciou hoje (09) uma grande expansão para o programa de capacitação Oracle Next Education (ONE), que oferece cursos de educação voltados para o mercado de tecnologia. Além da capacitação para jovens de baixa renda, a iniciativa também tem como diferencial aproximar os estudantes do mercado de trabalho.
Iniciado em 2019 exclusivamente no Brasil, o ONE agora estará disponível para toda a América Latina. Segundo Rodrigo Galvão, vice-presidente sênior de Tech da Oracle para a região, o projeto teve bastante sucesso no País e, graças a isso, a companhia investiu para ampliar o alcance.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além da expansão territorial, a empresa pretende aumentar consideravelmente o número de vagas oferecidas pela iniciativa. Enquanto a versão de estreia do programa conseguiu formar cerca de 4,5 mil alunos, a empresa quer chegar em 40 mil talentos impactados pelo ONE até o fim de 2022.
O programa visa oferecer até 40 mil vagas.Fonte: Oracle
Isso será possível graças a uma parceria da Oracle com outras empresas, que vão ajudar a empregar os formandos e potencializar o projeto. Segundo a companhia, a cada contrato fechado com um estudante do programa Oracle ONE, cinco novas vagas de capacitação serão oferecidas.
Cursos oferecidos
O Oracle ONE vai oferecer 8 mil vagas na América Latina, mas o número pode ser quintuplicado com o sucesso da empreitada. No Brasil, a nova fase do programa começa oferecendo cerca de 2.840 oportunidades — o ONE também estará presente em locais como Argentina, Chile, Peru e Colômbia, com pelo menos 240 vagas por país.
O Oracle ONE oferecerá conteúdos educacionais que englobam diversos conceitos de tecnologia e mercado em um programa de seis meses de duração. Com mais de 300 horas de carga horária, o projeto agora conta com turmas fixas que terão aulas de lógica de programação, front-end, Java Jr., empreendedorismo e mais conteúdos.
A Oracle expandiu a grade de ensino do programa.Fonte: Oracle
A iniciativa também recebeu conteúdos de MySQL em OCI, python para data science e primeiros passos com Infra. Para estimular os alunos, o programa contará com entregas semanais e também desafios envolvendo as áreas de estudo.
O projeto também conta com o apoio e participação de diversas empresas, que podem contratar os alunos do ONE. As companhias que estão participando do ONE incluem Bayer, Brain e Infinity.
Como participar
O Oracle ONE é voltado para jovens de baixa renda, com pelo menos 18 anos, e que gostam de temas que envolvem tecnologia. Como as aulas ocorrem online, é necessário ter um computador e acesso à internet para participar.
Os interessados em ingressar nas turmas do programa podem se inscrever no site do Oracle ONE até 22 de novembro. A participação é totalmente gratuita.