O número de pessoas que utilizam a criptomoeda chinesa yuan digital vem aumentando bastante nos últimos meses. Conforme relata a Reuters nesta quarta-feira (3), aproximadamente 140 milhões de pessoas tinham registrado sua conta na carteira digital oficial do país até outubro.
A informação foi confirmada pelo diretor-geral de moeda digital do Banco Popular da China (PBoC) Mu Changchun, durante a conferência Fintech Week em Hong Kong. O número de usuários representa cerca de 10% da população chinesa, atualmente em 1,4 bilhão de habitantes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o executivo, as transações envolvendo a e-CNY, como a versão digital do yuan também é chamada, já totalizam o equivalente a US$ 9,7 bilhões (ou R$ 55 bilhões pela cotação do dia). As movimentações apresentaram um grande crescimento a partir de julho, quando o país registrava “apenas” 20 milhões de carteiras da criptomoeda.
A versão digital do yuan ainda não está disponível para todos os chineses.Fonte: Unsplash
Deste total, aproximadamente 10 milhões são de contas corporativas, o que significa uma maior aceitação do dinheiro digital pelos comerciantes. No momento, é possível usar a e-CNY para pagamentos de transporte, alimentação e na rede varejista, além de serviços públicos e taxas do governo.
Em fase de testes
Surgido a partir de um projeto apresentado em 2014, o yuan digital é uma das apostas da administração de Pequim para evitar a competição com o Bitcoin e outras criptomoedas, atualmente proibidas no país. Trata-se de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC), como as desenvolvidas pelos bancos centrais de outros países.
O modelo chinês é um dos mais avançados, com a realização de testes em diferentes cenários de pagamento. Desde o final de 2020, a população tem sido incentivada a usar a e-CNY nas principais cidades, por meio de sorteios e a distribuição de brindes.
Embora o número de usuários tenha crescido quase seis vezes nos últimos quatro meses, Changchun disse que ainda não há uma data definida para o lançamento do yuan digital.
Categorias