Seja você é dono de um e-commerce ou alguém que faz compras online, já deve ter utilizado a entrega dos Correios. E aí, a pergunta que fica no ar é: existe uma forma de saber antecipadamente o preço a ser pago pelo frete dos Correios? Para essa pergunta, a resposta é positiva.
Nas linhas abaixo, vamos explicar como calcular o frete dos Correios para ter uma ideia do valor gasto com a entrega. Confira a seguir!
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Veja como calcular o frete dos Correios
O passo a passo é simples e muito prático, visto que mesmo sem ter os dados exatos do tamanho da embalagem e o peso da encomenda, é possível ter uma estimativa do valor e do prazo de entrega. Confira, a seguir, o tutorial que o TecMundo preparou:
Com o crescimento dos e-commerce, a demanda por entregas via correio e a concorrência de fretes aumentou muito. (Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte: Pexels
Simulando frete no site dos Correios
Para simular o valor do frete para entregas no território nacional, siga as instruções abaixo:
1. Entre na página oficial dos Correios;
2. Na opção “Preços e Prazos” selecione o Simulador Preços e Prazos Nacionais;
Página inicial do site dos Correios. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte: Correios
3. Com a página aberta, preencha os dados de CEP de origem (remetente) e CEP de destino (destinatário). Caso você não saiba, clique na opção “Não sei o CEP” para obter ajuda e pesquisar no próprio site;
Página do Simulador Preços e Prazos Nacionais. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte: Correios
4. Selecione o tipo de serviço, e caso esteja em dúvida de qual é o melhor, marque a caixinha “Comparar com todos os serviços de encomendas disponíveis” para receber a estimativa de mais de um tipo de entrega;
Página do Simulador Preços e Prazos Nacionais. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte: Correios
5. Selecione o formato da caixa que será enviada, tendo as opções “Caixa/Embalagem” ou “Rolo/Cilindro ou Esfera”.
6. No item “Objeto”, escolha se a embalagem é padrão dos Correios – eles já adicionam o valor da embalagem – ou não. As embalagens podem ser compradas na própria agência onde a encomenda será postada.
7. Caso a embalagem não seja a padrão, selecione a opção “Outra Embalagem” e preencha as dimensões (altura, largura e comprimento) em centímetros e o peso estimado.
Opções de embalagem. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte: Correios
8. O site ainda tem a opção de serviços opcionais como “Mão própria”, “Aviso de recebimento — AR” e “Declaração de Valor”. Para solicitá-los, basta marcar a caixinha correspondente.
9. Clique em “Calcular”.
10. O site apresentará o valor do frete e uma previsão do prazo de entrega.
Simulando frete pelo aplicativo dos Correios
Para simular o valor do frete utilizando o aplicativo dos Correios em seu dispositivo móvel, siga as instruções a seguir:
1. Instale o aplicativo “Correios”, disponível tanto para dispositivos iOS quanto para Android. Baixe pela App Store ou pela Play Store;
2. Na página inicial, entre no menu “Preços e Prazos”;
Aplicativo Correios. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte: Correios
3. Na página de “Preços e Prazos” preencha os dados de CEP de origem e CEP de destino;
4. Em “Selecione o formato”, uma aba se abrirá para preencher as dimensões e peso estimado da embalagem;
5. Toque em “Adicione o objeto”;
(Fonte: Correios/Reprodução)Fonte: Correios
6. Ao clicar em “Simular”, as opções de serviço aparecerão;
7. Para contratar serviços adicionais, clique na setinha para baixo e uma lista surgirá com todas as opções disponíveis para aquele modelo de serviço;
8. O sistema apresentará o valor estimado do frete e uma previsão para a data de entrega.
(Fonte: Correios/Reprodução)Fonte: Correios
Para realizar simulações para locais diferentes, basta substituir as informações e seguir os passos citados acima. Em casos de fretes Internacionais, entre na página “Simulador de Preços e Prazos Internacionais” e preencha os dados de remetente e destinatário, e as dimensões da encomenda.
Continue de olho aqui no TecMundo e mantenha-se atualizado sobre tecnologia e tendências de mercado. Confira também os 5 melhores apps para rastrear encomendas. Até a próxima!
****
Matéria atualizada por Douglas Vieira, no dia 24/09/2024.
Fontes