Visando a temporada de férias, o WhatsApp anunciou a funcionalidade Coleções nesta quarta-feira (20). Com ela, os negócios poderão criar catálogos específicos de produtos para que os clientes possam acessá-los mais rapidamente e em conjunto. A novidade já vinha sendo testada por algumas empresas selecionadas.
As coleções podem ser criadas acessando as configurações do WhatsApp Business. Elas também podem ser escondidas ou excluídas, caso os produtos saiam do estoque, por exemplo. Conforme explicou a empresa, os itens poderão ser vistos diretamente do perfil de um negócio com detalhes como imagem, nome, preço, descrição, link e código do produto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As coleções do WhatsApp devem facilitar a apresentação de produtos e serviços.
O WhatsApp também explica que os catálogos estão disponíveis tanto para produtos quanto para serviços. No total, será possível incluir até 500 itens em uma coleção. "As Coleções permitem que as empresas organizem itens em seus catálogos por categoria para que os clientes não precisem mais percorrer longas listas de itens para encontrar o que estão procurando", explicou a empresa em um comunicado.
O restaurante Rancho do Peixe, em Brumadinho, vinha testando a novidade previamente. De acordo com Rodolfo Lacerda, proprietário do estabelecimento, o destaque vai para "a possibilidade de apresentar os produtos do carrinho por categoria de produtos". Segundo ele, a nova função ajuda "na melhor apresentação dos produtos pela plataforma".