Nesta terça-feira (19), o Facebook anunciou os primeiros testes de sua nova carteira digital Novi, desenvolvida para abrigar criptomoedas. Apoiada pelas empresas Paxos Trust e Coinbase, a novidade foi revelada pelo líder do Facebook Financial, David Marcus, em sua conta do Twitter.
Segundo Marcus, a Novi estreará inicialmente nos Estados Unidos e Guatemala, permitindo que seus usuários enviem e recebam fundos de "maneira instantânea, com segurança e sem taxas". O feito será alcançado através da Pax Dollar (USDP), uma criptomoeda estável mantida pela Paxos Trust e negociada com valor correspondente ao dólar tradicional — uma variante também conhecida como "stablecoin".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O objetivo dos testes é avaliar as funções principais da carteira digital, as capacidades operacionais da empresa tratando-se de atendimento ao cliente e conformidades gerais. Também neste contexto, o Facebook espera demonstrar um novo caso de uso para as stablecoins, desta vez como um "método de pagamento" ao invés do uso tradicional — que costuma ser relacionado à negociação especulativa de outras criptomoedas.
Scaling Novi will take time and this pilot is a great chance for us to learn from our early customers. We want to make sure that our wallet has been fully tested before we open Novi up to more people. 7/8
— David Marcus (@davidmarcus) 19 de outubro de 2021
Lançamento controverso
Curiosamente, contudo, a Novi será lançada sem a presença da criptomoeda "Diem", um de seus "pilares fundamentais". O ativo digital possuía o nome de "Libra" até passar por uma mudança visando se desvincular do Facebook, seu idealizador original. Agora, sob os cuidados de uma associação homônima e independente, a Diem espera aprovação regulatória para ser negociada.
Todavia, Marcus reforça que a Novi será compatível com a Diem quando lançada, embora não detalhe uma estimativa de prévia. Como aponta o site The Verge, os testes iniciados hoje mostram a significativa diminuição do escopo e escala do projeto, porém, também reasseguram os interesses do Facebook em lançar uma criptomoeda popular no futuro.
Fontes
Categorias