Desenvolvedores de aplicativos com versão para iOS já estão em busca de uma adequação às futuras novas políticas da App Store que reduzem a cobrança de taxas por parte da empresa.
Segundo a CNBC, diversas empresas especializadas na construção de softwares com versão para dispositivos móveis estudam "opções" de indicar novas formas de pagamento que não passem pelo sistema da Apple.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda não é possível saber quais formas serão aceitas pela empresa, mas diversas alternativas estão em fase preparação.
O que vai mudar?
No veredito do julgamento entre Apple e Epic Games, uma das decisões da juíza responsável pelo caso indica que a Maçã terá que liberar a inclusão de links em aplicativos e mensagens "indicando a existência de meios alternativos de pagamento" para além da própria App Store. Dessa forma, será possível instalar, assinar e usar normalmente os serviços sem depender das taxas da plataforma, que pode chegar a 30% das microtransações e assinaturas.
As medidas começam a valer a partir de 7 de dezembro de 2021, mas ainda não há detalhes práticos de como isso vai funcionar no iOS. Por isso, empresas com a Paddle estão bolando várias formas de direcionar o consumidor no app para um site que permite a solicitação da assinatura — algo que não era permitido até agora pela companhia.
O clique que abre uma aba no navegador é uma das possibilidades para assinaturas por fora da App Store.Fonte: CNBC
Anteriormente, só era possível logar em uma conta já existente nos aplicativos (com todo o processo realizado em outro dispositivo ou via navegador) ou fazer o cadastro pela própria App Store, o que incluía o pagamento das taxas.
Vale lembrar que a Epic Games recorreu de algumas das decisões do veredito, o que significa que o processo em si ainda não acabou. Com isso, Fortnite ainda pode ficar anos fora da App Store.
Fontes