A Samsung poderá ser a fornecedora da próxima geração de chips HW4.0, utilizados no sistema Full Self-Driving (FSD), tecnologia de direção autônoma dos carros elétricos da Tesla, indicam rumores divulgados pelo site SamMobile. Os semicondutores deverão ser instalados nos veículos a partir do segundo trimestre de 2022.
A empresa de Elon Musk estava em negociação com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TMSC) para a fabricação de semicondutores. No entanto, a montadora de veículos elétricos supostamente decidiu fechar o acordo com a Samsung por conta do design de chip, preço competitivo e tecnologia de processamento. Nem a Tesla, nem a empresa sul-coreana quiseram comentar o assunto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No mercado global de produção de chips, a Samsung está em segundo lugar, com 17,3% de participação no final de junho, contra 52,9% da TMSC, líder do setor, segundo a consultoria TrendForce.
Tesla e Samsung
Samsung já fornece chips para o sistema de FSD da Tesla. (Fonte: Tesla/Reprodução)Fonte: Tesla/Reprodução
O contrato da fabricante sul-coreana para o fornecimento de semicondutores para o sistema de condução autônoma não será inédito. O chip de primeira geração do FSD da Tesla foi fabricado pela Samsung e os processadores de terceira geração também são fornecidos pela companhia.
Recentemente, as duas empresas fecharam um contrato de US$ 500 milhões para o fornecimento de câmera para o Cybertruck. Além disso, a Samsung concluiu a prototipagem das células de bateria 4680 da Tesla, que devem ser mais baratas e armazenar mais energia.
No evento AI Day da Tesla em agosto, Elon Musk disse que apresentaria um novo hardware para seu computador autônomo para sua picape elétrica Cybertruck em "cerca de um ano". Especulações apontam que a nova tecnologia será garantida pelo chip HW4.0.
Fontes
Categorias