As ações do Uber chegaram a ficar valorizadas em 12% no pregão da bolsa Nasdaq desta terça-feira (21), após o anúncio da companhia de uma melhoria na previsão dos resultados financeiros no terceiro trimestre de 2021. A cotação das ações pulou de US$ 40 para US$ 45. Contudo, o preço-alvo do ativo é de US$ 66,85, segundo a média dos analistas de mercado.
O lucro ajustado antes de juros, impostos e depreciação (conhecido como Ebitda ajustado), que tinha uma estimativa de resultado negativo em até US$ 100 milhões, passou a ser projetado entre uma perda de US$ 25 milhões e um ganho de US$ 25 milhões, de acordo com documento enviado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
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O Uber reduziu a previsão de reservas brutas para um valor entre US$ 22,8 bilhões e US$ 23,2 bilhões no atual trimestre, enquanto a estimativa anterior era de entre US$ 22 bilhões para US$ 24 bilhões. Para o quarto trimestre, a empresa espera registrar um Ebitda ajustado entre US$ 0 e US$ 100 milhões. No entanto, a companhia ressalta que existe uma grande incerteza na previsão.
Recuperação após pandemia
Uber registro lucro líquido pela primeira vez durante a pandemia. (Fonte: Unsplash/Paul Hanaoka/Reprodução)Fonte: Unsplash/Paul Hanaoka/Reprodução
Os aplicativos de transporte particular de passageiro estão lutando para manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda por conta da pandemia de coronavírus. Recentemente, na tentativa de atrair novamente os motoristas parceiros e reduzir os tempos de espera, os apps reajustaram as tarifas cobradas para os passageiros.
O CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, ressalta que a crise gerou oportunidades para a companhia nos últimos 18 meses. “Graças ao trabalho incansável da equipe, não só aumentamos nossa liderança global em mobilidade e entrega; fizemos isso de maneira mais lucrativa do que nunca”, avalia o executivo.
No segundo trimestre de 2021, o Uber relatou 1,51 bilhão de viagens na plataforma, um aumento de 4% em relação ao primeiro trimestre e 105% em relação ao trimestre do ano anterior. A empresa informou que seus parceiros faturaram um total de US$ 7,9 bilhões durante o período.
Vale ressaltar, porém, que a empresa vive um momento polêmico no Brasil. Graças ao aumento do combustível, alguns motoristas estão desistindo de fazer corridas pelo app.