A agência de análises Canalys divulgou um relatório sobre o mercado de vestíveis no 2º trimestre de 2021. Além do crescimento de 6% do setor, a Xiaomi ultrapassou a Apple e se tornou o principal fornecedor de relógios e pulseiras inteligentes.
Conforme os dados, a fabricante chinesa teve uma remessa de 8 milhões de dispositivos durante o período. Com uma pequena diferença, a big tech norte-americana enviou às lojas 7,9 milhões de relógios da linha Apple Watch.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ranking mundial de vendas de dispositivos wearables no 2º trimestre de 2021.Fonte: Canalys/Divulgação
O relatório cita alguns fatores que favoreceram a Xiaomi na disputa. Enquanto a marca chinesa lançou o Mi Band 6 no 2º trimestre, muitos fãs da Maçã permaneceram aguardando o anúncio do Apple Watch 7.
“A Xiaomi teve uma atitude sábia ao adiantar o lançamento do Mi Band 6, dispositivo mais atraente que o antecessor. Isso ajudou a marca a aumentar as remessas de vestíveis em 1,3 milhões de unidades neste trimestre”, cita a analista Cynthia Chen.
Contudo, o resultado se torna diferente ao separar smartbands básicas dos smartwatches sofisticados. A Apple segue liderando o mercado premium com 31,1% de participação — número semelhante ao recente estudo da Counterpoint Research.
Quadro mundial com a remessa de smartwatches premium no 2º trimestre de 2021.Fonte: Canalys/Divulgação
A espera pelo Apple Watch 7
Os analistas indicam que os recursos de saúde são responsáveis por manter o Apple Watch na liderança. Por exemplo, o monitoramento de eletrocardiograma já foi essencial para salvar vidas de usuários do dispositivo.
“O controle de saúde é o fator mais proeminente para smartwatches. A capacidade de fornecer recursos que acompanham a saúde e ofereçam dados significativos definirá os modelos vencedores”, cita Jason Low, gerente de pesquisa da Canalys.
Com possibilidade de atrasos, o Apple Watch 7 não deve apresentar novos sensores de saúde. Entretanto, a empresa de Cupertino planeja lançar o próximo relógio inteligente com opções de monitoramento de pressão, de glicose e de sono.