O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou, na terça-feira (31), a data em que será aberto o código-fonte das urnas eletrônicas para os partidos políticos: 4 de outubro.
Na data, os partidos com representação no Congresso Nacional poderão inspecionar as urnas que serão utilizadas nas Eleições de 2022. Após a inspeção e assinatura digital dos candidatos, o programa é lacrado e enviado aos tribunais regionais federais. O processo pode ser acompanhado por representantes dos partidos e da sociedade civil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mais transparência
Com a recente polêmica envolvendo as urnas eletrônicas, incluindo a votação e a derrota da PEC que pedia a implantação do voto impresso, o TSE anunciou uma série de medidas para garantir mais transparência nos próximos pleitos.
Com isso, além dos grupos partidários, também devem participar os integrantes da comissão de transparência das eleições, iniciativa recém-criada pelo TSE. Após assistir a uma apresentação da equipe de tecnologia da informação do TSE, os convidados poderão ir até a sala onde ficam os computadores disponíveis para os técnicos dos partidos.
Segundo Barroso, as ações foram anunciadas em "consideração e respeito às pessoas de boa-fé" que estão com dúvidas sobre o sistema eleitoral. Além de disponibilizar o código-fonte da urna para os partidos no mês que vem, o TSE realizará o Teste Público de Segurança em novembro.