Na última quinta-feira (26), a empresa Jon Peddie Research (JPR) publicou um novo relatório sobre o desempenho do mercado de GPUs no segundo trimestre deste ano. Os dados revelaram que as vendas de placas de vídeo atingiram uma alta de 37% em relação ao mesmo período no ano passado, totalizando cerca de 123 milhões de unidades comercializadas em apenas três meses.
Tratando-se de GPUs dedicadas, a NVIDIA segue líder no mercado, com inquestionáveis 83% de dominância nas vendas. Em contraste, sua principal concorrente, AMD, segue com os 17% restantes e encara uma queda de 3% nas vendas ano a ano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Embora as gigantes dominem o mercado de GPUs dedicadas, o cenário muda drasticamente se forem consideradas as vendas de todos os tipos de placa de vídeo, que incluem os modelos integrados em notebooks e processadores (iGPU). Neste contexto, a Intel reina com 68,29% de margem, com uma alta de 3,6% em relação ao último trimestre. Logo em seguida, encontram-se a AMD e NVIDIA, com 16,48% e 15,23% de presença, respectivamente.
Rendimentos das principais fabricantes de GPU nos últimos trimestres. (Fonte: WCCF Tech, JPR / Reprodução)Fonte: WCCF Tech, JPR
Apesar da crise no fornecimento de semicondutores, a NVIDIA conseguiu gerenciar a produção de suas GPUs da série RTX 30, enquanto a AMD, por outro lado, foi limitada pela logística da TSMC nos processos de 7 nm. Segundo a pesquisa, o mercado de placas de vídeo deve permanecer aquecido até 2025, com uma taxa composta de crescimento de 3,5% ao ano.
Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce GT 710 Passive, 2GB
A placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GT 710 possui 2GB de memória, interface de 64 bits e memória do tipo DDR3.
Fontes
Categorias