O leilão do 5G no Brasil ainda não tem data certa para acontecer, mas o ministro das Comunicações Fábio Faria disse acreditar que a tecnologia estará implantada em algumas cidades até dezembro. A declaração foi dada por ele na segunda-feira (23), em entrevista à rádio 98 FM Natal.
De acordo com Faria, as operadoras já têm os equipamentos necessários para que a quinta geração da internet móvel se torne uma realidade no território nacional. Assim que o leilão for finalizado, elas podem começar a implementar a nova rede.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com isso, o ministro afirma que os usuários teriam a possibilidade de aproveitar os benefícios do 5G ainda em 2021, pelo menos em algumas capitais. São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as cidades mencionadas por ele como prováveis candidatas a receber a tecnologia na estreia.
Fábio Faria mantém otimismo sobre o 5G ainda em 2021.Fonte: 98 FM Natal/Reprodução
No entanto, o funcionamento das redes depende ainda de outros fatores, além da disponibilidade oferecida pelas teles após a concessão do governo. Como lembra o Teletime, a utilização do 5G na faixa de 3,5 GHz só acontecerá com a limpeza da banda C nos satélites e a migração dos canais abertos para a banda Ku, o que ainda não ocorreu.
Leilão previsto para outubro
Em discussão desde 2019, o edital de licitação do 5G foi prometido inicialmente para março de 2020. Depois de muitos adiamentos, o documento com as regras do leilão está atualmente em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que programou a votação para esta quarta-feira (25).
Após a definição dada pelo órgão, o edital deverá ser encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e publicado em até sete dias. Percorrido esse caminho, o certame pode acontecer em um prazo de 30 dias.
Na semana passada, Faria comentou, em coletiva, que a expectativa do governo é realizar o leilão até a primeira quinzena de outubro.
Fontes