Dando prosseguimento à uma história de 60 anos, começam na próxima terça-feira (24) os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. O evento segue até 5 de setembro e terá a participação de 131 países.
O Brasil, inclusive, tem a maior delegação entre todas as nações. Com 253 atletas na disputa, o país está na frente de China (230) e do Comitê Paralímpico Russo (181).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Considerado uma potência, o Brasil tentará conseguir um desempenho melhor do que o do Rio 2016, quando levou 72 medalhas (14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze). Há cinco anos, o país ficou na 8ª colocação no ranking geral.
Modalidades
Os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, que assim como os Jogos Olímpicos foram adiados do ano passado por causa da pandemia de covid-19, terá 22 modalidades esportivas. Entre os estreantes desta edição está o parabadminton, que é disputado por atletas que possuem deficiência físico-motora.
Confira, a seguir, todas as modalidades esportivas do maior evento esportivo para pessoas com deficiência (PCD) do mundo:
- Atletismo;
- Basquete em cadeira de rodas;
- Bocha;
- Canoagem;
- Ciclismo;
- Esgrima em cadeira de rodas;
- Futebol de 5;
- Goalball;
- Halterofilismo;
- Hipismo;
- Judô;
- Natação;
- Parabadminton;
- Parataekwondo;
- Remo;
- Rúgbi em cadeira de rodas;
- Tênis de mesa;
- Tênis em cadeira de rodas;
- Tiro com arco;
- Tiro esportivo;
- Triatlo;
- Vôlei sentado.
Como e onde assistir os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020?
TV aberta
Assim como aconteceu com os Jogos Olímpicos, que começaram em 23 de julho e terminaram em 8 de agosto, as transmissões dos Jogos Paralímpicos serão realizadas na TV aberta pela Globo. A emissora não divulgou as modalidades que serão exibidas, mas assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos deverão ser priorizadas as transmissões de atletas brasileiros, principalmente os que têm grande chance de serem medalhistas.
TV por assinatura
Na TV fechada, as transmissões das competições serão realizadas pelos canais SporTV. De acordo com a emissora, serão transmitidas cerca de 100 horas de eventos ao vivo em três canais. Os assinantes de serviços como a Sky, Vivo TV, Claro TV, Oi TV e Directv Go têm acesso aos canais (dependendo do pacote).
Streaming
O Globoplay, serviço de streaming da Rede Globo, fará a transmissão dos Jogos Paralímpicos. A partir do serviço, é possível acompanhar ao vivo a programação dos canais SporTV e da TV Globo.
Resultados e agenda
Além do Google, que informará a tabela e os resultados das competições, o próprio site oficial dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 também mostrará informações em tempo real sobre as modalidades. Além disso, será possível assistir no site oficial vídeos ao vivo e compilados dos melhores momentos das disputas.