Nesta quarta-feira (18), uma peculiar história sobre a Apple ganhou os holofotes das redes sociais. O caso trata-se do famoso informante de produtos e software da Maçã Andrey Shumeyko, que, após anos de trabalho em sua comunidade, optou por atuar como um "agente duplo", denunciando alguns de seus colegas e seus respectivos esquemas para o Time de Segurança Global da empresa.
Curiosamente, Shumeyko decidiu divulgar sua história apenas após se sentir "usado" pela Apple, que não teria oferecido nenhuma recompensa pelas denúncias — algo esperado por ele, mas nunca combinado de maneira explícita entre ambas as partes. O pivô do caso foi uma cópia vazada do iOS 14, obtida pelo informante por meio de seus contatos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ele teria supostamente oferecido à Apple um relatório completo com todas as informações sobre o vazamento, incluindo a origem do celular com a versão confidencial do iOS 14, os pesquisadores responsáveis por sua decodificação e um grupo de usuários residentes na China, responsáveis pela venda de protótipos de dispositivos oriundos de fábricas em Shenzhen.
Parque industrial de alta tecnologia em Shenzhen, na China. (Fonte: Mac Rumor / Reprodução)Fonte: Mac Rumor
Após quase 1 ano de contato com a Apple, o informante soa arrependido ao questionar sua decisão em entregar os supostos responsáveis pelos vazamentos, agora autuados pela empresa. Ainda sem retorno financeiro, Shumeyko afirma: "agora parece que arruinei alguém sem um bom motivo," ele pondera, referindo-se a uma denúncia sobre um funcionário da Apple na Alemanha, que estaria vendendo acesso a contas internas da empresa.
A Apple ainda não se pronunciou sobre o caso.
Fontes