O Procon-SP divulgou nesta semana o "ranking dos perturbadores", uma lista com o nome das empresas que ligam ou enviam mensagens para os consumidores inscritos no cadastro "Não Me Ligue", criado justamente para evitar esse tipo de importunação constante.
O "Não Me Ligue" é um cadastro criado pelo órgão de defesa do consumidor paulista, no qual os consumidores titulares de linhas telefônicas no Estado de São Paulo podem inscrever seus números. Assim, eles não devem receber ligações de telemarketing de qualquer segmento, incluindo as automáticas (robocalls), mensagens SMS, ou aplicativos como WhatsApp.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No entanto, mesmo sabendo que a inclusão no cadastro é importante para os consumidores que não desejam mais receber ligações, mensagens ou spams de empresas de telemarketing, algumas delas teimam em desrespeitar a escolha de quem não quer ser perturbado.
Principais perturbadores em SP
Consumidores podem acompanhar ranking atualizado do Procon-SP.
A partir de 2010, ano seguinte à instituição do "Não Me Ligue", o Procon-SP começou a abrir processos administrativos para apurar reclamações de consumidores que, mesmo estando inscritos no cadastro, continuaram sendo incomodados com o telemarketing. Até hoje, foram contabilizados 346 processos e mais de R$ 250 milhões em multas.
Apesar das multas, diversas empresas não interrompem as suas práticas abusivas. Para o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, com o ranking, "o Procon-SP pretende expor ao consumidor quais são as marcas e fornecedores que não têm respeito por ele, e continuam assediando e fazendo ofertas contra a sua vontade". Confira abaixo o ranking dos perturbadores — com base na quantidade de contatos —, que também pode ser constantemente consultado nesta página:
- Vivo – 3.743 ligações/mensagens
- Dr. de Todos – 3.077 ligações/mensagens
- Claro – 2.524 ligações/mensagens
- Banco Pan – 2.522 ligações/mensagens
- Banco Itaú – 2.308 ligações/mensagens
- Tim – 2.294 ligações/mensagens
- Viva Mais – 2.256 ligações/mensagens
- Santander – 1.838 ligações/mensagens
- Banco BMG – 1.618 ligações/mensagens
- Safra – 1.167 ligações/mensagens
Fontes