A TV paga brasileira perdeu 1.268.239 de assinaturas no período de maio de 2020 a maio de 2021, regredindo para o mesmo cenário de 9 anos atrás, demonstram dados da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). A última vez que o serviço registrou menos de 14 milhões de assinantes foi em 2012, quando este estava em plena ascensão.
A última alta do serviço por assinatura foi registrada em abril de 2020, quando saiu de 15,2 para 15,3 milhões de assinantes, com o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Antes disso, o auge da TV paga foi em novembro de 2014, que totalizava 19.842.737 clientes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em 2019, a Netflix superou a tv paga somando 10 milhões de assinantes. (Fonte: Pexels)Fonte: Pexels
A análise dos dados disponibilizados pela agência ainda mostra que esses números, que já vem em queda livre desde 2018, podem continuar caindo com streaming superando a tv paga. Em maio de 2021 o número de assinaturas é 29,5% menor que o de novembro de 2014, sendo que 665 mil destes contratos foram cancelados no período entre janeiro e maio de 2021.
Fontes