A fabricante de semicondutores TSMC deve priorizar, nos próximos meses, o cumprimento de contratos em andamento com a Apple e montadoras de automóveis. A informação é do site DigiTimes, que conversou com uma fonte ligada à indústria.
De acordo com os relatos, a marca vai respeitar contratos de longa duração e alta quantidade da Maçã, que é uma parceria antiga. A TSMC participa da concepção de produtos da marca que costumam ser fabricados em massa no terceiro trimestre do ano, como uma nova geração do Apple Watch e o futuro iPhone 13, além de Macs com o próximo chip de produção interna. Por não serem prioridade, os próximos notebooks e tablets da empresa podem atrasar ou terem baixo estoque.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Logo depois, a prioridade passa a ser de carros: montadoras estão com veículos parados em estacionamentos pela ausência dos componentes necessários para sistemas inteligentes e até de ignição. No prosseguimento da fila, serão atendidos pedidos de chips para computadores, servidores e equipamentos de rede.
Crise dos chips
A crise no fornecimento de semicondutores, no geral, deve permanecer durante todo o ano de 2021 ou até mais do que isso. A TSMC, uma das líderes no mercado, trabalha na máxima capacidade possível dentro das possibilidades atuais, mas não é capaz de atender toda a demanda — o que pode gerar atrasos em lançamentos e até aumento de preços.
O TecMundo falou a respeito dessa situação em um vídeo especial.
Fontes