A Qualcomm anunciou em seu site na terça-feira (08) a quebra de um recorde mundial: o de alcance de sinal de internet móvel 5G. A marca foi atingida nos EUA, em um projeto desenvolvido em conjunto com a Nokia e a UScellular. Na avaliação feita, o sinal alcançou mais de 10 km de distância através da tecnologia 5G de onda milimétrica de alcance estendido (mmWave), em uma rede comercial.
A realização dos testes de campo envolveu a utilização de rádios Nokia AirScale Baseband e banda mmWave de 28 GHz (n261) em uma rede comercial da operadora UScellular na cidade de Grand Island, no Nebraska. Durante as medições, foram testados diferentes locais e cenários, registrando-se distâncias, rendimento e latência.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Durante a avaliação, além de obter um alcance de aproximadamente 10 km, as companhias conseguiram obter uma média de velocidade de 1 Gbps no download e aproximadamente 57 Mbps no upload. Mesmo a uma distância superior a 11 km da antena, foi atingida uma velocidade de download de 750 Mbps.
Perspectivas para a parceria Nokia / Qualcomm / UScellular
Fonte: Getty ImagesFonte: Getty Images
Conforme a Qualcomm, o resultado obtido abre caminho para a expansão do serviço 5G de alcance estendido, da Nokia, para áreas de difícil acesso, tanto rurais quanto suburbanas e urbanas. A utilização da tecnologia Qualcomm Fixed Wireless Access (FWA) Platform gen 1 permite que operadoras móveis, como a UScellular, solucionem a lacuna de conectividade entre essas comunidades desassistidas pela internet.
O acesso fixo sem fio (FWA) tem se revelado uma solução promissora para fornecimento de velocidades rápidas de banda larga e baixa latência, com boa relação custo-benefício, em locais remotos. O VP da UScellular, Mike Irizarry ressaltou a importância da disponibilização de um serviço sem fio rápido e confiável, que mantém os usuários conectados, "independentemente de onde morem ou trabalhem".
Fontes
Categorias