A disputa entre as gigantes Apple e Epic Games ganhará mais um episódio nesta sexta-feira (21), com a aparição em juízo de Tim Cook, CEO da fabricante de iPhones, para prestar depoimento. A audiência marca o final da fase de análises, que incluiu declarações de especialistas da indústrias e executivos de ambas as empresas.
Os atritos tiveram início em agosto de 2020, quando a Apple baniu o jogo Fortnite – um dos mais populares do mundo – da App Store, sob a justificativa de que o app violava as políticas da Apple por existir um sistema de pagamento próprio dentro do jogo. A Epic Games, então, decidiu levar o conflito para a justiça, questionando diretrizes da App Store, sobretudo a cobrança de 30% sobre as transações realizadas dentro da loja de aplicativos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O depoimento de Tim Cook foi primeiramente descoberto pela CNET e, segundo informações reveladas pela fonte, o executivo deve falar sobre os valores corporativos da empresa, a concorrência da indústria, bem como a estruturação e desenvolvimento da App Store. Além desses tópicos, ele também deve abordar os benefícios oferecidos pela loja aos desenvolvedores como justificativa às diretrizes e valores implementados.
Um relatório divulgado na última semana sugeriu que, para o seu depoimento, o CEO da Apple está sob um preparo rigoroso, praticando inclusive com ex-promotores. Vale lembrar que, recentemente, o executivo também prestou depoimento ao Subcomitê Antitruste Judiciário da Câmara dos Estados Unidos para discutir assuntos relacionados à App Store.
Fontes
Categorias