No dia 19 de maio de 2001, as primeiras lojas da Apple foram inauguradas em Glendale, na Califórnia, e na cidade de Tysons Corner, Virgínia. Há 20 anos, com apenas duas lojas oficiais, o cofundador da Maçã, Steve Jobs, mudou o formato do varejo físico conhecido até então.
Atualmente, a empresa conta com mais 500 lojas físicas em 20 países e inspirou outras grandes empresas do setor de tecnologia, como a Microsoft, a seguirem os mesmos passos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como era
Na década de 90, todos os computadores da Apple eram vendidos por lojas autorizadas pela empresa. Porém, os varejistas das grandes lojas ofereciam, segundo Jobs, um "suporte duvidoso aos clientes" que se interessavam pelos produtos. Por isso, representantes da empresa precisavam fazer visitas constantes nas lojas parceiras para verificação.
Em 1997 começaram a surgir ideias para construir uma loja oficial da Apple. Em seguida, a empresa iniciou a retirada dos seus produtos das grandes varejistas e se preparou para o lançamento. Para isso, Jobs contratou Ron Johnson, ex-executivo da Target, segunda maior rede de departamentos dos Estados Unidos, para administrar as lojas.
Lançamento das lojas
Inicialmente, a Apple anunciou que abriria 25 lojas oficiais em 2001. Elas eram divididas em seções: uma era voltada para os iMacs e iBooks, outra exclusiva para o público infantil e uma seção onde eram apresentadas músicas, fotos e filmes. Além disso, uma parte da loja era focada apenas nos softwares em caixas.
No fim de semana de estreia, as duas lojas receberam mais de 7.500 visitantes e venderam US$ 599 mil em produtos. Pela madrugada, já haviam mais de 500 fãs da marca esperando a loja abrir.
No dia do lançamento, as crianças puderam utilizar os iMacs da Flower Power (Reprodução/Apple)
O sucesso foi imediato, abrindo espaço para a expansão ao redor do mundo. Em 2003, a empresa abriu sua primeira loja oficial internacional em Tóquio. Mesmo com o crescimento, as duas primeiras lojas continuam sendo um local de "peregrinação" dos fãs da marca.
Hoje
Não é novidade para ninguém que as Apple Stores continuam um sucesso. Em 2020, no entanto, pela primeira vez desde o lançamento, as lojas precisaram fechar devido ao coronavírus. Neste período, a Apple pagou os funcionários de todas as mais de 500 lojas normalmente.
Fontes
Categorias