Os usuários do iPad que utilizam o recurso multitarefa split-view sabem que não é possível deixar a câmera ligada em uma videochamada ao mesmo tempo em que usam a ferramenta. Mas, ao que tudo indica, usuários do Zoom podem. Isso porque a Apple teria fornecido uma API exclusiva para o app aperfeiçoar seu serviço. As informações foram reveladas pelo desenvolvedor Jeremy Provost, que desenvolve aplicativos para as plataformas da Apple, no blog Think Tap Work.
O tratamento preferencial permitia que o Zoom tivesse acesso a uma API do iPadOS que possibilitava o modo de tela dividida do split-view. Além do software de videochamadas, a Uber também se beneficiou das ferramentas da Apple. Segundo Provost, a empresa de mobilidade conseguiu um API para acelerar o desenvolvimento de suporte ao Apple Watch em 2015.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O desenvolvedor Steve Troughton-Smith explicou em seu Twitter: "O Zoom tem um direito privado não documentado para permitir que ele grave sua câmera em tela dividida no iPad, uma função que outros aplicativos, como Cisco WebEx, que a própria Apple utiliza, não têm".
Zoom gets a private undocumented entitlement to let it record your camera in split-screen on iPad, a function other apps (like Cisco WebEx, that Apple itself uses for briefings) do not have and aren’t told about https://t.co/aqUmhaPmJu
— Steve Troughton-Smith (@stroughtonsmith) May 7, 2021
Privilégio ou recurso?
Em resposta ao desenvolvedor, o Zoom explicou que o benefício é oferecido pela Apple por meio dos chamados entitlements ("direitos"). Com ele, os desenvolvedores conseguem acesso a funções privadas dos aparelhos da Maçã. No site oficial, a Apple explica:
"Um entitlement (direito) é um privilégio que concede recursos específicos para executar capacidades particulares. Por exemplo, um aplicativo precisa do direito ao HomeKit — junto ao consentimento explicito do usuário — para acessar a rede automatizada da casa de um usuário".
A utilização de APIs privadas é permitida e a empresa deixa as regras transparentes em seu site. Porém, as ferramentas utilizadas pelo Zoom e pela Uber não fazem parte do programa de entitlements ou, pelo menos, não são citadas em nenhum documento da Apple. Assim, grandes companhias estariam ganhando privilégios da fabricante e mais vantagem em relação a desenvolvedores menores.
A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Fontes