O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, confirmou em depoimento que a desenvolvedora teria aceitado um acordo exclusivo com a Apple para receber benefícios no iOS, caso a empresa tivesse oferecido algo parecido.
A fala ocorreu durante o julgamento que envolve o processo movido pela Epic Games contra a Maçã, alegando práticas anticompetitivas e regras irregulares na loja virtual. A empresa de Fortnite reclama da taxa de 30% cobrada por microtransações na plataforma — e, como consequência pela briga, teve o jogo removido dos sistemas da companhia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao ser perguntado se a empresa aceitaria um acordo exclusivo para pagar comissões menores à loja da Apple, sem que outras desenvolvedoras ficassem sabendo ou fossem privilegiadas junto, Sweeney disse que "sim". Segundo algumas análises, a resposta pode prejudicar a empresa nas avaliações do tribunal, já que um dos argumentos da companhia era de que o processo era uma defesa de todas as desenvolvedoras obrigadas a concordar com os pagamentos.
Era tudo um plano?
Entretanto, como a pergunta partiu dos próprios advogados da desenvolvedora, essa pode ser uma estratégia para mostrar que a própria Apple não estava disposta a reduzir as taxas em nenhum momento.
O julgamento continuará ao longo da semana, com novas testemunhas de membros da indústria.
Fontes
Categorias