O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a segunda edição do projeto Astrominas, que terá como tema "Empoderando meninas através da ciência." Podem participar jovens com idade entre 14 e 17 anos que se identificam com o gênero feminino (cis e trans) e têm acesso à internet.
Neste ano, ao longo de três semanas, serão oferecidos experimentos, elaboração de murais, rodas de conversa, debates sobre universidade e palestras de Astronomia, Geofísica, Ciências Atmosféricas, Oceanografia, Matemática, Física, Geociência e Química. Além disso, as atividades totalmente online e gratuitas ocorrerão de segunda a sexta-feira, com duração média de três horas por dia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Nosso objetivo é facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas com mulheres cientistas – estimulando, assim, a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia e desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas", destaca o site da iniciativa.
Iniciativa é voltada a alunas do ensino básico.Fonte: Reprodução/Meninas na Ciência EACH
Como se inscrever?
Estudantes que desejem participar do Astrominas devem preencher o formulário até 7 de junho e estarem regularmente matriculadas em uma escola de educação básica. No total, há a previsão de oferta de 600 vagas, número que pode ser ampliado.
Por fim, a seleção acontecerá via sorteio no dia 11 de junho, e as ações começam no dia 28 de junho e terminam em 23 de julho. Todas as participantes receberão um certificado digital mediante o cumprimento das propostas. Para saber mais, basta clicar aqui.
Fontes