Os serviços por assinatura estão ganhando cada vez mais espaço — entre os mais populares da atualidade, estão os streamings de música e de vídeo. Essa categoria de serviço, contudo, tem opções um tanto inusitadas e nem sempre conhecidas, como a moradia por assinatura.
Essa é a proposta da Housi, startup brasileira com sede em São Paulo que nasceu em 2019 e já tem capital aberto na Bolsa de Valores, além de grandes parceiras, como Netflix, iFood, Rappi, Uber e Omo. A ideia da empresa é tornar a moradia um serviço, e não um bem, priorizando a liberdade do consumidor. Assim, seguindo o conceito de moradia on demand (sob demanda, em tradução livre), as estadias são mais curtas do que o normal e têm uma série de facilidades.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como funciona a Housi?
A Housi, que ostenta o status de primeira plataforma de moradia por assinatura do mundo, promete flexibilidade. Isso significa que a empresa não tem burocracias comuns ao aluguel de apartamentos, como necessidade de fiador, pagamento de caução e multa de rescisão. O assinante também não precisa assinar contrato de locação nem realizar depósitos. Resumidamente, o processo é simples e prático, além de ocorrer 100% online.
Os apartamentos disponíveis não apenas são mobiliados como também têm a estrutura necessária para a estadia imediata do locatário — por exemplo, enxoval completo. Além disso, despesas como condomínio, IPTU, água, luz, Wi-Fi e TV a cabo já estão inclusas no valor da assinatura. Portanto, o locatário não precisa se preocupar com o pagamento individual de contas.
Pela plataforma, é possível mudar de apartamento, bairro, cidade, região ou fazer um “upgrade” na estadia atual a qualquer momento, sem taxas extras ou burocracias.
Durante a escolha da moradia, o usuário pode personalizar as opções de acordo com a necessidade, como limpeza periódica do apartamento, manutenção, serviço de lavanderia etc. Ainda é possível aplicar filtros de acordo com a estrutura do local, escolhendo a quantidade de quartos, banheiros e outras opções.
Segundo o aplicativo, o serviço está disponível nas seguintes cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Porto Alegre (RS), Guapimirim (RJ), Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE) e Ipojuca (PE).
Como assinar o serviço?
O primeiro passo para contratar o serviço de moradia por assinatura é baixar o aplicativo da Housi, atualmente disponível para Android e iOS.
Passo 1: abra o aplicativo e escolha a opção “Cadastrar”. Insira as informações solicitadas, inclusive dados de cartão de crédito.
Passo 2: selecione a cidade onde quer morar, a data de entrada e o período de estadia. Feito isso, toque em “Buscar”.
Passo 3: um mapa é exibido com os apartamentos disponíveis, distribuídos de acordo com a localização. Toque na área de sua preferência ou selecione “Lista”, no canto inferior esquerdo da tela, para ver todas as opções reunidas. Caso queira filtrá-las, toque no ícone indicado na imagem abaixo, na barra de busca. Personalize os resultados e selecione "Aplicar Filtros".
Passo 4: para escolher um apartamento, basta tocar na prévia que tem informações como preço, localização e estrutura.
Passo 5: assim que abrir o anúncio, são exibidos detalhes dos serviços inclusos na aba “Moradia”, o endereço e os serviços próximos (como escola, academia, hospitais, metrô etc.) na aba “Localização” e, por fim, na aba “Comodidades”, estão as facilidades disponíveis no apartamento, como internet, ar-condicionado, roupas de cama, itens de cozinha etc.
Passo 6: assim que escolher o apartamento, toque na opção “Reservar”, no canto inferior direito da tela. Insira os dados solicitados e confirme a reserva. A entrada é às 15h e a saída, às 12h.
O que acontece se eu cancelar a reserva?
A Housi tem uma política flexível tanto para contratação do serviço quanto para desistência. No último caso, contudo, o reembolso varia de acordo com o período de desistência, conforme indicado abaixo.
Até 5 dias antes do check-in: o usuário recebe reembolso integral das taxas de acomodação.
Em menos de 5 dias do check-in: a primeira noite não é reembolsável, mas as demais diárias sim, no limite de 50% do valor.
Cancelamento durante a estadia: se o locatário cancelar a estadia antes do previsto, recebe reembolso de 50% das diárias reservadas na acomodação para as noites não usufruídas a partir de 24 horas após o cancelamento.
Fontes