A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2020, que avalia o quanto os brasileiros se mostraram satisfeitos ou não com serviços oferecidos no país, e a operadora Claro ficou com a melhor média geral.
A empresa lidera o ranking de pós-pago e ficou em segundo lugar em pré-pago. Ela só ficou mal posicionada em telefonia fixa. Veja tambem informações sobre telefones e planos da Claro.
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Já a Oi, que recentemente vendeu a divisão de telefonia móvel para um consórcio formado pelas concorrentes, foi a última colocada em todas as categorias. Confira abaixo o ranqueamento, contendo o nome da operadora e a sua respectiva nota no índice.
Pré-Pago
Pós-Pago
- Claro - 7,75
- Vivo - 7,62
- Algar - 7,50
- TIM - 7,50
- Nextel - 7,11
- Oi - 6,87
Fixo
- Unifique - 8,56
- Sercomtel - 7,82
- Algar - 7,78
- TIM - 7,65
- Vivo - 7,48
- Claro/NET - 7,47
- OI - 7,10
Satisfação
A tecnologia que deixou os consumidores mais satisfeitos foi a telefonia celular pós-paga, em primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo. No outro extremo, os serviços de banda larga fixa foram os que menos deixaram os clientes satisfeitos, com queda no índice em relação ao ano anterior.
O índice geral de satisfação em 2020 por serviço.
Os serviços de TV por assinatura também não registraram aumento no indicador.
Por estado e característica
Em termos regionais, os indicadores de satisfação geral permaneceram estáveis, inclusive com alguns aumentos a telefonia celular pré-paga.
Já entre os itens da pesquisa, "cobrança/recarga" e "funcionamento" são os melhores avaliados, enquanto "atendimento telefônico" e "capacidade de resolução" foram os que receberam as piores notas no geral.
O estudo completo pode ser lido no site da Anatel.