A fabricante sul-coreana Samsung e a finlandesa Nokia assinaram nesta quinta-feira (11) um acordo para uso de patentes entre as empresas.
De acordo com a negociação, a Samsung vai licenciar tecnologias registradas pela Nokia envolvendo "inovações em padrões de vídeo", pagando royalties quando elas forem utilizadas. Os valores envolvidos não foram divulgados pelas partes, assim como detalhes do que foi liberado para uso.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Samsung e Nokia já realizaram outros acordos similares antes, com o primeiro sendo assinado ainda em 2016. O acordo nada tem a ver com a marca Nokia de celulares, que é atualmente uma licença obtida pela HMD Global.
Histórico na área
Ao todo, a Nokia já ganhou quatro prêmios Emmy na categoria de Tecnologia & Engenharia. O último foi conquistado agora em 2021, graças às contribuições da marca no desenvolvimento do ISO Base Media File Format
O trabalho de licenciamento de patentes é uma das grandes fontes de renda atuais da Nokia: ela investiu €129 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 20 anos para construir um catálogo variado de mais de 20 mil conjuntos de propriedades intelectuais. Elas envolvem especialmente telecomunicações, como o 5G, e multimídia, como o caso atual.
Fontes
Categorias