A empresa de exploração espacial SpaceX está usando tecnologias de outra empresa futurista para realizar tarefas que podem ser perigosas para o ser humano. De acordo com o site Futurism, um cachorro robótico da fabricante Boston Dynamics auxilia as equipes humanas a inspecionar áreas perigosas.
O robô canino da SpaceX é um modelo do Spot, mas foi batizado de Zeus. O seu objetivo é passear pela área de pouso — ou de explosão — de foguetes para ajudar a avaliar o que aconteceu de forma mais segura, já que o ambiente ainda pode ter gases potencialmente perigosos ou até riscos de mais acidentes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O modelo pode ser equipado com câmeras e sensores, dependendo da necessidade do cliente. Neste caso, ele caminhou pelo local enquanto destroços e partes do foguete eram coletados pelos humanos. Confira o passeio elegante do equipamento:
Here boi!!! pic.twitter.com/MdvSc1FLtX
— SPadre (@SpacePadreIsle) March 4, 2021
Como missão mais recente, Zeus passeou pelo local de aterrissagem do Starship SN10, o protótipo da nave espacial da empresa que realizou com sucesso um pouco vertical após teste de altitude nesta semana, mas acabou explodindo em seguida.
SpaceX has installed a doghouse for their robotic companion ‘Zeus’. pic.twitter.com/Kmk1sUK8Ma
— Coop (@Cooper_Hime) June 17, 2020
A SpaceX não explicou o que o robô faz exatamente, mas ele foi adquirido em setembro de 2020 e até ganhou uma casinha de cachorro na cor vermelha, com o nome do animal no topo.
Fontes