A Mercedes-Benz dos Estados Unidos ordenou o recall de mais de um milhão de veículos vendidos desde 2016 devido a um possível problema de software. O erro estaria no eCall, que fornece a localização do veículo em caso de acidente. O recall terá início em 6 de abril.
A companhia alemã afirmou que o problema é significativo, já que deixar de comunicar a localização do veículo em um acidente pode ser mortal para os ocupantes e alegou que lançará uma atualização de software, que poderá ser instalada over-the-air ou nas concessionárias autorizadas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A montadora disse que as outras funções do recurso de chamada de emergência automática e manual estão totalmente operacionais e não tem conhecimento de qualquer dano material ou ferimento pessoal em conexão com o potencial problema de software.
A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário indica que são vários os modelos afetados pela recolha, que incide mais especificamente sobre automóveis fabricados entre 2016 e 2021. Os modelos afetados pela recolha são CLA-Class, GLA-Class, GLE-Class, GLS-Class, SLC-Class, A-Class, GT-Class, C-Class, E-Class S-Class, CLS-Class, SL-Class, B-Class, GLB-Class, GLC-Class, G-Class.
Recall na Europa
Um problema semelhante foi observado na Europa em outubro de 2019, resultando no lançamento de uma investigação. Nesse caso, o Mercedes-Benz eCall Center relatou alguns casos no continente europeu em que um sistema automático transmitiu uma posição imprecisa dos veículos. Agora, com o recall nos Estados Unidos, a Mercedes-Benz europeia também pode ser afetada.
Fontes