De acordo com o site Deadline, a Disney está fechando as portas do proeminente estúdio de animação Blue Sky, responsável por criar filmes de sucesso como Era do Gelo, Rio, Robôs e Touro Ferdinando, nomeado ao Oscar de Melhor Animação em 2017. O estúdio, avaliado em U$ 5,9 bilhões, foi adquirido pela Walt Disney Company em 2019 como parte do acordo pela compra da 20th Century Fox.
A decisão da Disney parece ter sido influenciada por questões financeiras, como explica um representante da empresa ao Deadline: "Dadas as atuais realidades econômicas, após muita consideração e avaliação, tomamos a difícil decisão de fechar as operações de filmagem no Blue Sky Studios," explica. Nesse contexto, é possível que a atual pandemia possa ter influenciado diretamente na medida.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O modelo de negócios previamente adotado pela Disney foi severamente impactado no último ano, visto que suas operações se baseiam em parques temáticos e nas bilheterias de cinema ao redor do mundo. Segundo relatórios, o prejuízo financeiro pode ter sido suficiente para o fechamento da Blue Sky Studios, que não obteve grande lucro com seus últimos lançamentos.
Lançado em 2019, "Um Espião Animal" foi o último lançamento do estído e não obteve grande margem de lucro. (Fonte: Blue Sky Studios, Orbe Zero / Reprodução)Fonte: Blue Sky Studios, Orbe Zero
Efetivamente, o fechamento da Blue Sky Studios — presente no mercado desde 1987 — afeta um time de 450 profissionais experientes. Com encerramento previsto para abril deste ano, a Disney deve trabalhar em parceria com os funcionários para futuramente integrar parte deles em outros estúdios como a Pixar e Disney Animation.
Categorias