O Spotify lançou seu relatório fiscal do trimestre passado e revelou que já possui 155 milhões de assinantes de sua versão paga, garantindo um crescimento de 24% em comparação ao ano passado. A plataforma também aumentou sua audiência geral no final de 2020 e já contabiliza 345 milhões de usuários ativos mensais.
Segundo a empresa, um quarto do público já utiliza a plataforma para o consumo de podcasts. Os programas em áudio são a principal aposta da empresa sueca, que até comprou serviços como Anchor e Parcast para facilitar a oferta das produções em seu aplicativo.
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O investimento em podcast visa diversificar as fontes de renda do SpotifyFonte: Android Authority
Segundo o Spotify, o consumo de podcasts cresceu cerca de 100% em relação ao ano passado e mais de 2,2 milhões de programas em áudio já estão disponíveis na plataforma. Além das produções independentes, a empresa fechou parcerias com celebridades e grandes companhias para a criação de shows exclusivos.
Crescimento e prejuízo
O crescimento no número de usuários também veio acompanhado de um aumento de 24% na receita trimestral da empresa, que ficou em aproximadamente 2 bilhões de euros. Apesar do aumento, a firma não deu a volta nas perdas e fechou os três últimos meses do ano com prejuízo de aproximadamente 125 milhões de euros.
Fonte: The Verge
A empresa justificou o número negativo com a depreciação do dólar e a pandemia, que diminuiu o orçamento de anúncio de muitas empresas. A companhia também realizou várias promoções e ofereceu descontos nos últimos meses, o que diminuiu os ganhos por clientes premium.
O Spotify também espera que os números continuem crescendo em 2021 e pretende ultrapassar a marca de 400 milhões de usuários até o fim do ano, com até 184 milhões de assinantes no plano premium.