O magnata Elon Musk, em busca de uma nova tecnologia para captura de dióxido de carbono (CO2), decidiu recorrer ao público, anunciando o que parece ser uma competição. Nesta quinta-feira (21), ele publicou em seu Twitter que dará nada menos do que US$ 100 milhões pelo melhor sistema.
Ao dar a notícia, Musk foi sucinto e não entrou em detalhes. Com isso, não se sabe qual tipo de tecnologia o empresário procura. Existem diversas possibilidades para um sistema de captura de CO2 que, por exemplo, pode ou não fazer uso do dióxido de carbono capturado. Caso reaproveite o composto químico, a cartela de possibilidades aumenta.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De qualquer forma, a retirada de CO2 da atmosfera é algo que pode reduzir significativamente o avanço das mudanças climáticas, se feita em larga escala. No entanto, Elon Musk não revelou as aplicações dessa tecnologia. A expectativa é que mais informações sejam divulgadas na próxima semana.
Am donating $100M towards a prize for best carbon capture technology
— Elon Musk (@elonmusk) January 21, 2021
Empresa busca sistema para captura de CO2
Vale destacar que essa não é a primeira vez que uma empresa recorre ao público para pedir ajuda. Em 2018, a X-Prize, organização sem fins lucrativos, realizou uma competição semelhante pela melhor tecnologia de captura de dióxido de carbono. Na ocasião, foi concedido um prêmio de U$20 milhões a cinco finalistas.
Em comparação, o prêmio oferecido por Musk é 5x maior e deve atrair muitos competidores. Além disso, será um marco na trajetória do empresário, que constituirá sua maior ação filantrópica. Para fins de comparação, até o momento, o valor da doação mais generosa de Musk foi 10x menor.
Categorias