Novembro é o grande mês para o e-commerce, já que na última sexta-feira acontece a Black Friday, principal data comercial do varejo online. Dentre as maiores preocupações de quem costuma aproveitar o período está o valor do frete. Assim como acontece com o preço dos produtos, o frete também é cuidadosamente estudado semanas antes pelos consumidores. Mas, afinal, o que interfere no valor do frete?
Para tirar todas as dúvidas, Stefan Rehm, CEO da Intelipost, empresa de tecnologia inteligente para logística, explica o que pode influenciar no valor do frete no país. Confira:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
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1 - Transportadoras
Sabemos que hoje, no Brasil, o principal e mais abrangente serviço de entregas é realizado pelos Correios. Apesar do alto número de transportadoras que temos no país, atualmente passa de cem, segundo Stefan, a estatal ainda é a líder absoluta e responsável por mais de 70% das entregas.
A maioria das empresas, no entanto, tenta trabalhar com mais de uma opção de entrega. Gerando assim, mais opções para o consumidor e fazendo com que as diferenças de valor cobrado apareçam na hora da cotação de frete.
Correios é, de longe, a maior transportadora do Brasil (Reprodução/rastrearobjetos)Fonte: rastrearobjetos
2 - Localização
O Brasil é um dos países com a logística mais complicada do mundo, segundo Stefan. Isso se deve primeiro ao tamanho de território e segundo porque temos diversas áreas com acesso dificultado. Todo o caminho da encomenda é previamente estudado: os veículos a serem utilizados, o tempo e os esforços humanos necessários para que o produto chegue ao destino. Levado em conta todos os aspectos mencionados é que as empresas conseguem chegar ao valor do frete a ser cobrado.
3 - CEP de destino
A distância entre o local de coleta e de entrega também impacta o valor do frete para o cliente. Quanto maior a quilometragem, maior a taxa cobrada. Além disso, é importante frisar que áreas que apresentam dificuldades de acesso ou "áreas de risco" podem sofrer acréscimos no valor do frete.
4 - Peso e dimensões da carga
O peso cubado, espaço que a carga ocupa dentro do veículo impacta diretamente o valor do frete, por isso deve ser pensada de forma que aproveite o máximo da capacidade dos veículos das transportadoras.
Tamanho e peso da sua embalagem impacta no valor do frete (Divulgação/Mercado Livre)
5 - Categoria de produto
Quando o item adquirido demanda tratativas específicas, como nos casos de transportes de cargas frágeis, perecíveis ou até mesmo de cargas valiosas, normalmente o valor do frete desses produtos tendem a ser maiores.
6 - As ofertas de frete
Outro ponto relevante é o tipo de estratégia de campanha de frete utilizada. Normalmente ofertas de frete econômico tendem a ter prazos um pouco maiores que o frete padrão, que seria a média oferecida pelo mercado. Já as modalidades de frete expresso, como entregas no mesmo dia apresentam um custo acima da média.
7 - Alta demanda
Sim, claro que a alta demanda também é importante para o cálculo do frete. Assim como em qualquer situação de mercado, alta demanda pode encarecer o serviço. O ideal nestes casos é apostar na pesquisa prévia e estar atenta aos outros aspectos como localização e situação atual das transportadoras.
A logística inteligente tem permitido tanto que o varejista compreenda melhor o mercado e faça uma gestão de frete eficiente, como o consumidor possa aproveitar melhor as oportunidades como a oferta de frete grátis.
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