O Brasil deve ganhar, em breve, uma moeda digital para circulação em todo o território nacional. Quem confirmou a informação foi o ministro da Economia, Paulo Guedes, durante a cerimônia de abertura de poupanças digitais da Caixa Econômica Federal. O evento aconteceu em Brasília nesta quarta-feira (4).
"O Brasil terá a moeda digital. O Brasil está à frente de muitos países", afirmou Guedes, segundo o jornal Correio Braziliense. O projeto até já estaria em estudo pelo Banco Central, mas ainda não tem qualquer prazo para entrar em operação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A ideia é embalada pela chegada do PIX, o sistema brasileiro de pagamentos digitais instantâneos e com menor cobrança de taxas. Recentemente, Guedes ainda falou que a CPMF Digital — ou seja, a cobrança de impostos por transações feitas em meios online — "está morta" depois de ser citada como uma certeza pelo ministro.
Em entevista ao Me Poupe na noite de ontem (04), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também falou sobre a novidade, mas afirmou que ainda ainda está em fase de estudos iniciais, não havendo uma data concreta para lançamento.
Tendência
Projetos de plataformas digitais lançadas oficialmente por países estão em alta. O Banco de Compensações Internacionais (BIS) trabalha em uma espécie de moeda mundial e a China já iniciou a implementação da versão virtual do yuan.
Fontes
Categorias