Graças à internet, o setor financeiro recebeu diferentes formas de investir, transferir e gerenciar seu dinheiro. O Nubank é um exemplo de utilidade e sucesso entre o público brasileiro graças a esse avanço. Agora, mais recentemente, o PicPay também entrou para o hall de aplicativos financeiros com várias funcionalidades vantajosas para usar no dia a dia.
Assim, o TecMundo separou as principais informações sobre as ferramentas e possibilidades desse aplicativo de pagamentos online. Quer saber como funciona o PicPay? Acompanhe a gente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Começando pelas funções básicas
A maioria das pessoas conheceram o PicPay mais recentemente, mas ele foi lançado em 2012. Antes de ser um aplicativo, ele também é uma fintech, ou seja, uma startup focada em soluções financeiras, mas não funcionando como um banco.
Ele trabalha como uma carteira virtual em que você deposita dinheiro de suas contas bancárias tanto para pagar seus amigos com transferências rápidas e simples como para pagar boletos e receber pagamentos.
Além disso, é possível cadastrar cartões de crédito para usá-los como pagamento em diversos tipos de lojas, pagar boletos (com uma alíquota de juros dependendo das parcelas) e até mesmo para transferir para seus amigos e conhecidos, facilitando na hora de rachar a conta ou fazer vaquinhas.
Inclusive, há planos para empresas também, que mudam as vantagens ao receber pagamentos, como aumentar o valor total recebido do mês de R$800 para ilimitado. Porém, a versão PRO cobra 1,99% por pagamento recebido.
(Fonte: Captura de tela realizada pelo autor/Reprodução)Fonte: Picpay/Reprodução
Outras funções extras incluem:
recarga de celular;
pagamento de contas de luz, água e até mesmo parcelar boletos;
pagamento nas maquininhas da Cielo, Getnet e Rede escaneando o QR Code;
troca de saldo por cartões da Google Play, Steam, Xbox, PlayStation Store, além de créditos para LoL e Free Fire;
uso de saldo para cartões do Ifood, Uber pré-pago e cartão de transporte para algumas cidades.
Como criar uma conta no PicPay
(Fonte: Captura de tela realizada pelo autor/Reprodução)Fonte: Picpay/Reprodução
Baixe e instale o app do PicPay que está disponível tanto na Google Play como na App Store;
Abra o aplicativo e crie uma conta usando seus dados pessoais: nome e sobrenome verdadeiros, CPF, data de nascimento, número do celular, e-mail, nome de conta e senha (se você quiser validar sua conta precisará enviar alguns dados extras, como uma foto sua e do seu documento para comprovar).
Agora que você tem acesso, vá até "Ajustes > Conta Bancária" e adicione os dados da sua conta, agência e banco.
Na mesma tela de "Ajustes", vá até "Meus endereços" e insira os dados da sua residência. Eles são necessários para validar transações que pedem endereço de cobrança.
Para finalizar, acesse "Carteira > Adicionar cartão de crédito" (você pode digitar manualmente ou escanear os dados com a câmera do celular). Assim, sempre que você precisar realizar um pagamento e não quiser usar o saldo da sua carteira, pode usar diretamente o cartão.
Começando a usar o PicPay em seus pagamentos
Uma das melhores vantagens do PicPay é o cashback ou "dinheiro de volta". Alguns pagamentos que você realiza, tanto de boletos (quando há promoções) como de estabelecimentos retornam um valor para a sua carteira, mesmo se você pagar com cartão de crédito.
Até mesmo no início, você pode usar o código de indicação de um amigo para se cadastrar no PicPay. Assim, vocês dois ganham R$ 10 de volta na carteira quando gastarem no cartão de crédito. Agora que você tem cadastro, também pode indicar outros amigos, que você recebe o mesmo valor por cada cadastro.
(Fonte: Captura de tela realizada pelo autor/Reprodução)Fonte: Picpay/Reprodução
Porém, só esse saldo pode não ser suficiente para usar o app ao máximo. Para fazer pagamentos e realizar transferências, é preciso colocar dinheiro na carteira. Para isso:
Acesse "Carteira > Adicionar".
Escolha a forma como você deseja adicionar saldo. Pode ser por boleto bancário, DOC/TED ou transferência para correntistas do Banco Original.
Escolha um valor e confirme. Dependendo do método escolhido, o dinheiro poderá cair imediatamente ou em até dois dias úteis.
Ainda na carteira, você pode retirar o saldo também, como no caso de dinheiro que retornou das suas compras.
Para realizar qualquer pagamento você pode acessar a página "Pagar" e usar o QR Code no canto superior esquerdo da tela ou acessar um dos lugares da lista. Em "Início", você pode buscar pelo perfil de um amigo seu e pagar diretamente.
Fontes
Categorias