O governo dos Estados Unidos abriu um processo contra a Google e revelou detalhes sobre a dominância da empresa no mercado de buscas online. Segundo informações do New York Times, a gigante de Mountain View estaria pagando até US$ 12 bilhões anualmente para ser o mecanismo de busca padrão do iOS.
Segundo explica a reportagem, a Apple possui um contrato com a Google para manter a solução da empresa como padrão nos iPhones e iPads. O acordo teria sido renovado em 2017 e o valor estipulado vai além de todas as estimativas anteriores.
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Fonte: Google
Em 2014, quando a parceria já chamava a atenção, as especulações apontavam que a Google pagava até US$ 1 bilhão para a Apple. Em 2014, as estimativas apontavam um valor na casa dos US$ 3 bilhões.
Agora, o New York Times aponta que os pagamentos anuais realizados pela Google figuram entre US$ 8 bilhões e US$ 12 bilhões. Ou seja, caso a informação esteja correta, o contrato com a Google representa até 21% da receita anual da Apple.
Competição injusta
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que é responsável pelo processo, alega que os pagamentos bilionários da Google geram uma competição injusta no mercado, já que pouquíssimas empresas conseguem desembolsar tanto dinheiro. Atualmente, cerca de metade das pesquisas do buscador da empresa acontecem em dispositivos da Apple.
Além do acordo de parceria com a Apple, a Google também está sendo acusada de manter outras práticas anticompetitivas. A gigante da web possui contratos que forçam a instalação dos aplicativos da empresa em celulares Android, o que estaria limitando o alcance de competidores.
Google se defende
A Google aponta que mais empresas pagam apara aparecer no iOS e que existem formas de usar outros buscadoresFonte: Google
A Google se defendeu publicamente das acusações dizendo que o processo conta com diversas falhas e não visa ajudar os consumidores. "As pessoas usam o Google porque querem, não porque são forçadas ou não conseguem encontrar alternativas", disse Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos globais da companhia.
O executivo ainda disse que a Apple utiliza o Google como padrão porque o buscador "é o melhor". Ele também aponta que outras empresas pagam para aparecer, como é o caso do Bing e Yahoo, e existem formas do usuário escolher o buscador padrão no smartphone e navegadores para desktop.
Até o momento, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto.