Se já não era fácil engajar os alunos em sala de aula, o desafio ficou ainda maior nos tempos da pandemia.
Com a adaptação do conteúdo presencial para o ensino remoto, as instituições precisaram correr atrás de soluções tecnológicas e os professores tiveram que adaptar as aulas ao novo estilo.
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Em meio a tudo isso, como despertar o interesse dos alunos? Afinal, acostumar-se com as aulas online não é algo fácil. As dificuldades são muitas, até mesmo de cunho emocional.
Por isso, é preciso incentivar os estudantes a assumirem uma postura mais ativa na educação. Uma das soluções que mais se destacam neste momento é o uso da gamificação no ensino.
O que é gamificação?
O nome veio do termo em inglês "gamification", que consiste na aplicação de técnicas de jogos para diversos contextos. Assim como nos games, a gamificação pode promover maior engajamento das pessoas por meio de elementos lúdicos.
A prática é útil para treinamentos corporativos, mas vem obtendo grande destaque na Educação, o que também a torna ideal para treinar os colaboradores da instituição.
Em um período de mudança nas técnicas de ensino, a gamificação pode ser útil para levar o aluno ao papel de protagonista do aprendizado e tornar tudo mais divertido. Além disso, o ambiente digital pode ser um aliado para essa prática.
Como aplicar a gamificação no ensino
Essa prática é ideal para desenvolver a competitividade e a socialização de uma pessoa, além de produzir a sensação de vitória ao atingir um objetivo. As técnicas podem incluir trilhas de aprendizado para que o estudante perceba os conteúdos como "fases de um jogo", além de storytelling e a criação de desafios.
A avaliação também não precisa ser um pesadelo. É possível trabalhar com um sistema de metas, feedbacks instantâneos e recompensas para deixar tudo mais dinâmico. Diversas plataformas de ensino famosas como o Duolingo atestaram a eficácia do método.
Para quem tem receio de que o momento de aula se torne uma brincadeira sem limites, vale lembrar que tudo se trata de despertar a motivação de aprender. A aplicação correta da gamificação em pontos-chave do conteúdo pode ser muito útil para romper obstáculos do ensino remoto.
Como a Gamily funciona
A gamificação precisa ser colocada em prática por quem entende do assunto. E com isso, a Gamily pode ajudar.
Para mensurar o conhecimento dos estudantes em qualquer área do ensino, a Gamily elabora testes gamificados de forma interativa para que a avaliação possa ser vista como um desafio. Outra vantagem é que também é possível avaliar os colaboradores dessa forma.
Além disso, o desempenho pode ser mensurado por meio de gráficos, rankings e resultados. Em vez de uma nota simples, é possível extrair insights do que melhorar.
Assim, fica mais fácil identificar níveis de conhecimento — o que é muito útil para analisar como cada aluno está lidando com o ensino remoto — e compreender melhor os estudantes. Esse conhecimento é a base para você tomar decisões mais assertivas e trabalhar o desenvolvimento de cada aluno.
Para experimentar a funcionalidade, que tal um teste? Comece a explorar a plataforma.
Fontes