A Google anunciou nesta quarta-feira (30) uma nova geração do acessório de streaming de conteúdos para televisores, o Chromecast com Google TV. O dispositivo foi elogiado pelo preço de US$ 50 e por dispensar o pareamento com PCs ou celulares, mas a ausência de algumas plataformas de streaming na integração foi sentida por parte do público.
A mais curiosa é de um serviço da própria casa: a plataforma de streaming de games Google Stadia, lançada em novembro de 2019. De acordo com a companhia, o Chromecast com Google TV vai receber o suporte ao Stadia "na primeira metade de 2021".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A situação fica ainda mais confusa porque o site The Verge conseguiu fazer o Stadia rodar no acessório a partir de sideloading, ou seja, fazendo o aplicativo funcionar via carregamento direto no aparelho a partir de outras fontes. Além disso, o Chromecast Ultra, que tecnicamente é de uma geração anterior, é capaz de abrir e transmitir normalmente os jogos. O fato de o Chromecast com Google TV usar um sistema diferente para rodar apps nativamente pode ser o problema, mas a empresa não detalhou os motivos do atraso.
O novo Chromecast com Google TV.Fonte: Google
Além do próprio Stadia, o novo Chromecast deixou de fora a Apple TV+, não exibida entre os materiais de divulgação e aparentemente ausente no lançamento. Fora o dispositivo de streaming, outras novidades foram anunciadas na conferência, incluindo dos novos smartphones — confira aqui os destaques.
Roda Microsoft xCloud?
Outra curiosidade a respeito da plataforma é a capacidade de rodar de forma não oficial o xCloud, serviço de transmissão de jogos pela nuvem da Microsoft.
Can confirm this works.
— Chris Welch (@chriswelch) October 1, 2020
Xbox Series...G? $49.99. https://t.co/KwKvfByuST pic.twitter.com/skQDUMievQ
Usuários no Reddit e no Twitter conseguiram fazer o sideload do APK do Microsoft Game Pass no dispositivo — um método não oficial e que pode resultar em bugs e queda no desempenho, mas realmente funciona como uma gambiarra e pode indicar uma parceria no futuro.
O novo Chromecast com Google TV ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Fontes
Categorias