O conflito entre Apple e Epic Games continua a todo vapor e a desenvolvedora de jogos deu mais um passo nesse estratégico combate. A empresa está enviando e-mails para usuários no iOS e Mac dizendo que a quarta temporada de Fortnite não será lançada nos sistemas por causa da App Store, sem mencionar sua parcela de culpa no banimento do jogo das plataformas.
O e-mail enviado pela Epic Games aos jogadores de Fortnite avisa que os usuários do iOS e macOS não receberão a quarta temporada de conteúdos porque a Apple está impedindo a empresa de atualizar o jogo. A firma ainda menciona que a Maçã quer "acabar com a habilidade" da empresa de desenvolver o game para iPhones e Macs.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Epic jogou toda a culpa do banimento de Fortnite na AppleFonte: CNET
O objetivo da mensagem, ao que tudo indica, é colocar os usuários contra a dona dos iPhones. "A Apple está bloqueando as atualizações e novas instalações do Fortnite na App Store e disse que encerrará nossa capacidade de desenvolver o Fortnite para dispositivos Apple", diz a Epic Games. "Como resultado, a atualização da 4ª temporada - Capítulo 2 (v14.00) não foi lançada no iOS e macOS em 27 de agosto.
Distorção
Para tornar a história mais apelativa contra a rival, a Epic Games omitiu alguns detalhes sobre a briga com a Apple em seu comunicado. O banimento de Fortnite do iOS e macOS ocorreu após desenvolvedora colocar um meio de pagamento extra dentro do jogo, o que vai contra as regras da App Store.
O motivo para Fortnite ser banido do iOS foi a adição de um meio de pagamento externo no gameFonte: Epic Games
Recentemente, as empresas também brigaram nos tribunais após a Apple tentar banir a conta de Epic Games de seus sistemas. A Maçã foi obrigada a manter a Unreal Engine funcionando para não prejudicar outros desenvolvedores e disse que está aberta para o retorno de Fortnite ao iOS e macOS.
Após receber apoio dos juízes, a Apple disse que traria Fortnite de volta à sua loja caso a Epic Games retirasse o meio de pagamento que viola às regras da plataforma. Até o momento, porém, a desenvolvedora do jogo continua boicotando a App Store.
Apple’s response to the Judge’s temporary order pic.twitter.com/BXwvWcgiCB
— Mark Gurman (@markgurman) August 25, 2020
A estratégia da Epic Games é intensificar o movimento "#FreeFortnite". A iniciativa da empresa visa mobilizar jogadores e usuários para que a Apple, e também outras empresas, diminuam a taxa de 30% cobrada em vendas feitas em lojas de aplicativos.
Enquanto a situação não se resolve, os usuários do iOS e macOS ainda podem jogar a temporada 3 de Fortnite, mas sem progredir no game. As partidas também não contam com crossplay e são limitadas entre os jogadores do ecossistema da Apple.
Fontes